Neste espaço constam informações relacionadas ao estágio Curricular Obrigatório das Licenciaturas da UFF, vinculado à Pesquisa e Prática de Ensino/Educativa (PPE) e Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP).

INSTRUÇÃO NORMATIVA: IN PROGRAD/UFF N° 26 DE 08 DE MARÇO DE 2022 – Dispõe sobre orientações para a realização das atividades de Estágio Curricular Obrigatório para os cursos presenciais de Licenciatura da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante o período de transição gradual entre o Estágio Remoto Excepcional decorrente da pandemia da COVID-19 e o Estágio em um novo cenário da pandemia.

CONVÊNIOS: para acesso às instituições conveniadas com a UFF (públicas e privadas), acesse a página da Divisão de Estágio (http://www.estagio.uff.br/). Faça a pesquisa pelo nome da instituição a ser encontrada e verifique informações como o número do convênio, vigência e área de atuação.

APÓLICE DE SEGURO DE VIDA: 

Vigência: de 28/02/2021 até 28/02/2023

Seguradora: Brasilseg Companhia de Seguros 

Nº da Apólice: 000003740

Valor do seguro: R$ 5.377,61 (morte ou invalidez permanente)

Atenção: a cópia da apólice de seguro pode ser solicitada aos docentes de PPE/PPP

Ressaltamos que, de acordo com a Lei 11.788/08 e a Resolução UFF 298/2015, a Apólice de Seguro disponibilizada pela Universidade é utilizada somente na seguinte situação:

* Cobertura de estudantes em estágio obrigatório, quando a Instituição Concedente não oferece seguro para o estudante; 

Observação: quando a Instituição Concedente disponibilizar seguro para estágio obrigatório, a apólice que deverá constar no TCE do estudante será a oferecida pela Instituição Concedente. 

Estágio Curricular Obrigatório externo à UFF (instituições públicas ou privadas):

Confira com o professor de PPE ou de PPP se a sua escolha é adequada e, caso seja, peça que assine a Carta de apresentação individual de estagiário ou, se for estagiar com um grupo de colegas na mesma instituição, a Carta de apresentação em grupo . Vá à escola levando a carta e, na hipótese de ser aceito como estagiário, consulte a instituição sobre a aceitação do modelo de Termo de Compromisso de Estágio (TCE) que a UFF sugere para o estágio obrigatório externo. As redes públicas de ensino costumam ter procedimentos e modelos específicos para esse documento. Siga a orientação que fornecerem para conseguir o estágio.

Carta de apresentação individual

Carta de apresentação em grupo

– Modelo editável do Termo de Compromisso de Estágio (Externo)

Estágio Curricular Obrigatório no Colégio Universitário Geraldo Reis ColuniUFF: 

Neste caso o Termo de Compromisso é diferente, pois se trata de um estágio obrigatório interno. Caso seja de seu interesse realizar o estágio no COLUNI, siga os seguintes passos:

(1) Entre no site  http://coluni.uff.br/estagio-2/;

(2)  Visualize o Mapa de oferta de vagas;

(3) Caso haja compatibilidade de seus horários com os oferecidos pelo colégio, preencha o formulário de inscrição;

(4) Encerrado o período de inscrição, aguarde a divulgação da lista de estudantes contemplados;

(5) Compareça ao COLUNI para apresentar seus documentos e formalizar o vínculo de estágio.

– Modelo editável do Termo de Compromisso de Estágio (Interno)

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) deve ser assinado pelo estagiário, pelo representante da escola e pelo coordenador do curso de licenciatura ou coordenador de estágio do curso. O Plano de Atividades integra o TCE e deve ser assinado por todas as partes envolvidas no estágio, inclusive o professor orientador.

 ATENÇÃO:

– Sendo impresso ou online, TODAS AS PARTES deverão ter cópia do TCE com as respectivas assinaturas.

– Somente após a assinatura do TCE o estudante/estagiário estará apto a iniciar o estágio

Quando iniciar o estágio, o estudante deve levar o mapa de estágio para que o professor supervisor da escola assine sua presença. Ressalte a esse profissional que a UFF fornece certificado pela atividade de supervisão de estágio; para isso, ele deve indicar, no mapa, o nome completo e um e-mail para contato. Leve esses dados ao seu professor de PPE ou de PPP.

 Veja os procedimentos específicos das seguintes redes:

– Na Secretaria Estadual de Educação do Estado Do Rio de Janeiro (SEEDUC):

Informações Gerais no seguinte link: Estágio Obrigatório (seeduc.rj.gov.br)

Endereço das Regionais: https://sites.google.com/educa.rj.gov.br/transparenciaseeduc/ouvidoria/diretorias-regionais

– Na Secretaria Municipal de Educação de Niterói-RJ 

 – Na Secretaria Municipal de São Gonçalo-RJ 

– Na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (município do Rio): os estudantes deverão acessar, primeiramente, o site: http://www.rio.rj.gov.br/web/estagio/ e realizar o cadastro no banco de dados. Em seguida, as Coordenadorias Regionais de Educação da SME RJ entrarão em contato com o aluno.

ATENÇÃO: o município do Rio solicita que os dados do seguro sejam colocados na Carta de Apresentação do estagiário: nº da Apólice: 000003740; Seguradora: Brasilseg Companhia de Seguros; valor do seguro: R$ 5.377,61 (morte ou invalidez permanente); vigência: de 28/02/2021 até 28/02/2023.